Buscar
  • Agência X10

Saiba como melhorar a estética do carro!



Para você que vê o seu veículo como muito mais do que um meio de transporte, certamente, a estética automotiva é um dos investimentos favoritos.


Contudo, o que você pode não conhecer ainda é a diversidade de serviços que as estéticas automotivas disponibilizam.

Conheça, neste artigo, todos os serviços disponibilizados pelas estéticas automotivas, quais deles são mais procurados por donos de automóveis e quais os custos de personalizar seu carro em uma estética para veículos.


Estética Automotiva: Opções de Personalização Para o Seu Veículo


As oficinas de estética automotiva oferecem inúmeros serviços, que podem ser utilizados para reparos de danos maiores ou mais pontuais

Como já expliquei, a estética automotiva vai muito além de reparos necessários. Muitos donos de veículos recorrem aos serviços das estéticas para personalizar alguns aspectos, aprimorar detalhes ou fazer transformações maiores que envolvam ou não a implantação de acessórios ou peças que não sejam do veículo.


As próprias oficinas de estética de automóveis já oferecem serviços muito diferentes daqueles destinados a reparos obrigatórios, como reconstrução de lataria ou de alguma outra parte essencial do veículo, como os retrovisores.


Em oficinas que têm como foco a estética de veículos, geralmente estão disponíveis serviços como os de funilaria e martelinho de ouro, mas você pode encontrar também técnicas de reparo com micropintura e até mesmo com maquiagem automotiva.


A diferença dessas oficinas para oficinas comuns de consertos de veículos é justamente o cuidado com a aparência do veículo.





A maioria dos serviços é realizada de forma artesanal, ou seja, manualmente, e com o objetivo de manter a lataria original, por exemplo, sem substituir peças, mas recuperando as partes que são do próprio automóvel.


Conheça, de forma mais específica, nos próximos tópicos, o que é cada um dos serviços disponibilizados para a estética de veículos e quais os benefícios que podem trazer para o seu carro.


Funilaria

A funilaria é o serviço dedicado exclusivamente à restauração da lataria do veículo, esteja ela apenas amassada ou corroída pelos efeitos do tempo ou de alguma colisão.


Nesse tipo de serviço, a peça é retirada do automóvel para que possa passar pela restauração.


Em casos de partes apenas amassadas, o funileiro realiza a reparação, desamassando a parte que está prejudicada. Se houver, porém, a inutilização da peça, ele também tem a função de realizar a sua reconstrução.


A funilaria, assim como pode resolver graves problemas estéticos, oriundos de acidentes maiores, também pode consertar pequenas imperfeições. Contudo, ao contratar um serviço de funilaria, fique atento à qualidade.


Imagine que o seu carro possua um pequeno ponto da lataria amassado e, com o intuito de deixa-la perfeita, sem nenhuma marca de irregularidade, você o envia para a funilaria. O serviço prestado, porém, não é da melhor qualidade e, ao receber seu carro de volta, ele vem com uma marca nítida do ponto da lataria que foi reconstruído.


Para que o serviço de funilaria valha a pena nos casos de marcas pequenas, você deve se certificar de que está confiando o seu veículo a bons profissionais.


Nos casos de danos maiores, na maioria das vezes, não há outra alternativa que você possa seguir a não ser a de enviar o carro ao funileiro para que possa ser reparado.


Dependendo do tamanho do estrago que foi reparado, uma pequena marca de reconstrução de lataria pode passar despercebida.


Contudo, pequenos defeitos podem ser corrigidos com outros tipos de serviços de estética, desenvolvidos de forma mais minuciosa, principalmente se você possui um veículo destinado não propriamente ao transporte, mas como item de coleção ou relíquia.


Assim, pode evitar que uma pequena marca, ao ser removida, traga, como consequência da remoção, outras ainda maiores.



Martelinho de Ouro

O martelinho de ouro é realizado com a intenção de manter a pintura original do veículo, sendo indicado para recuperação de pequenos pontos amassados

O martelinho de ouro é uma técnica que está dentro dos serviços de funilaria. Também destinada à recuperação da lataria dos veículos, esse serviço costuma ser aplicado quando há reparos menores de lataria a serem feitos.


A técnica do martelinho de ouro foi desenvolvida no Brasil, buscando diferenciar-se pelo uso de ferramentas específicas, que removem pequenos amassados sem prejudicar a tinta.


Se um dos principais cuidados com o seu veículo é relativo à estética, você deve buscar, com certeza, antes de um serviço de funilaria tradicional, o martelinho de ouro.


Faço essa indicação pois o cuidado no processo de recuperação de lataria por meio dessa técnica geralmente é maior. Nessa forma de restauração de lataria, não é utilizada nenhuma outra técnica que envolva reconstrução de lataria com massas ou lixamentos.


Além disso, o tempo do conserto costuma ser bem menor quando comparado a uma reparação por funilaria tradicional.


Por isso, o martelinho de ouro é bastante indicado para a preservação do veículo. Quem tem um carro e o utiliza como meio de transporte também ganha ao utilizar esse serviço para recuperar a lataria do seu carro.


Marcas originadas de serviços de funilaria podem desvalorizar o carro no momento da venda ou troca. Se o veículo mantiver sua lataria original e bem conservada, o valor do carro, no repasse, pode aumentar consideravelmente.


Pintura

A pintura é um dos serviços estéticos mais procurados pelos proprietários de veículos. Isso acontece porque esse tipo de procedimento estético, aplicado a qualquer categoria de veículo, faz parte do processo de personalização, tão desejado por muitos motoristas.


Por parecer um dos procedimentos mais simples, muitos se arriscam a realizá-lo por conta própria, com técnicas caseiras, o que, muitas vezes, pode não surtir o resultado esperado.


A pintura do veículo, caso você não saiba, é realizada com uma série de cuidados para que a camada de tinta não fique irregular ou com marcas.


Um dos cuidados é a tonalização, caso toda a lataria do veículo não venha a ser pintada. Se houve algum ponto de estrago na lataria, por exemplo, e que precisou ser reconstruído, a pintura faz parte do processo de restauração.


Desse modo, um serviço profissional pode trazer maior garantia de que a parte restaurada não ficará diferente do restante da lataria, apontando que o veículo passou por processo de recuperação.


Pintar um veículo também é um procedimento que deve ser realizado em local específico, onde não haja o risco de fragmentos que circulam em determinados ambientes, como espaços abertos, caírem sobre a tinta e prejudicarem o processo de pintura.


Por isso, para que esse tipo de serviço estético traga resultados positivos, indico que você procure um profissional especializado e no qual você possa confiar pela qualidade dos serviços prestados.


A pintura do veículo faz parte dos aspectos estéticos de um carro. Contudo, há algumas restrições para realizar a pintura de seu carro e que você deve conhecer.


Sabendo que a cor do veículo faz parte de suas características de registro, a pintura de carros deve ser realizada dentro das normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para que não haja alteração de nenhum de seus aspectos registrados.


Nos casos em que o condutor desejar alterar significativamente a cor do seu veículo, ou seja, mudar a cor característica em grande parte da lataria, um novo registro deve ser feito, informando, no documento, a nova cor predominante.





Maquiagem Automotiva

Algumas oficinas de serviços especializados em estética automotiva desenvolvem o serviço de maquiagem automotiva.


Esse tipo serviço, destinado à recuperação da aparência do veículo, tem o embelezamento como fim único. Assim, a maquiagem automotiva não serve para recuperar partes do veículo que tenham sido danificadas por acidentes ou colisões.


A maquiagem automotiva é aplicada para a reparação de pequenos defeitos na pintura, para o realce do brilho e para a conservação da tinta.


Esse tipo de serviço também retira manchas de oxidação, geradas pelos efeitos do tempo, por exemplo, sem alterar as características originais do veículo.


Ao serviço de maquiagem automotiva estão relacionados o espelhamento e a vitrificação, que também têm o fim único de aperfeiçoar e conservar a pintura do veículo.


A maquiagem estética para automóveis é um serviço desenvolvido especialmente para motoristas colecionadores de automóveis ou que procuram manter intacta a aparência de fábrica do veículo.


O serviço de maquiagem de veículo é um pouco mais restrito, sendo realizado por poucas oficinas de estética veicular. Porém, mesmo assim, é bastante procurado por diversos motoristas para os quais a aparência de seus veículos é prioridade.




Por isso, serviços de funilaria, como já citei anteriormente, muitas vezes, podem obrigar o proprietário do veículo a arcar com grandes gastos em manutenção, já que, apesar de fazerem parte dos serviços dedicados à estética do automóvel, podem se tornar necessários em casos de danos por acidentes.


Como você pôde ver, a funilaria é indicada para casos em que há a necessidade de reparos maiores. Se a lataria apresentar pequenos pontos amassados, você pode recorrer a outras técnicas mais baratas e simples para recuperação de lataria.


O martelinho de ouro, conforme já especifiquei nesse artigo, é uma técnica também de funilaria, porém, realizada de forma totalmente artesanal. Esse serviço é feito com a utilização de diversos instrumentos, selecionados pelo profissional encarregado do conserto de acordo com o tipo e o tamanho do dano.


O martelinho de ouro é utilizado, como você já viu, principalmente para a reversão de amassados na lataria. Dessa forma, o valor será estipulado de acordo com a proporção de danos a serem reparados.


Danos menores, como um ou dois amassados, podem custar em torno de R$100,00. Se o veículo passar por uma danificação maior, que atinja toda ou grande parte da lataria, os custos podem ficar próximos a R$1000,00, por exemplo.


Essa técnica, como gostaria de lembrar a você, tem a função de preservar a pintura original do veículo. Por isso, se houver a possibilidade de conserto sem reconstrução da lataria, e, dessa forma, a necessidade de pintura, é válido investir no martelinho de ouro.



Conclusão


Todos os serviços de estética automotiva têm a finalidade exclusiva de melhorar a aparência do automóvel que apresenta danos

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre os serviços e procedimentos que podem ser aplicados em seu veículo com fins unicamente estéticos.


Os serviços voltados para a estética automotiva, conforme apresentei a você, são de grande procura por colecionadores de veículos ou por donos de carros utilizados apenas para exposição.


Os valores para investimento em estética automotiva são bastante variáveis, tendo uma grande diferença para recuperação ou reforma de pequenas partes do automóvel em relação à pintura de toda a lataria, por exemplo.


Técnicas aplicadas apenas para a melhora da aparência do carro, muitas vezes, possuem valores iguais ou maiores aos serviços que também são procurados para o conserto de danos no carro.


Porém, mesmo exigindo, por vezes, altos investimentos, a estética automotiva atrai muitos condutores, pois oferece serviços capazes de conservar e aprimorar os detalhes visuais do automóvel.




Fonte: Dr Multa

9 visualizações

FRANQUEADORA

Rua da Paz, 1045 - Chácara Santo Antônio (Zona Sul), São Paulo - SP, Brasil

© 2016 - 2020 Todos Diretos reservados á Laav Serviços Automotivos.